News

Evento: o papel da Engenharia Biomédica no aprimoramento do diagnóstico e tratamento de pacientes com arritmias cardíacas

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2021, o grupo HEart Lab participou das comemorações dos 15 anos da UFABC através do evento “O papel da Engenharia Biomédica no aprimoramento do diagnóstico e tratamento de pacientes com arritmias cardíacas”, aberto para a comunidade acadêmica e público em geral, que contou com palestras muito enriquecedoras abrangendo diferentes escopos da engenharia biomédica, mostrando sua interdisciplinaridade e importância, principalmente em se tratando de arritmias cardíacas.

No primeiro dia, o professor doutor João Sallinet (UFABC) abriu o evento e a palestra do dia, “Desenvolvimento e tratamento das arritmias cardíacas” foi com o Dr. Nelson Samesima (InCor). Em sequência foi realizada uma mesa redonda para abrir espaço para discussão e resposta de perguntas que surgiram durante a apresentação.

O segundo dia do evento teve três palestras brilhantes acerca da Contribuição Cientifica para o diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, em especial a fibrilação atrial, executadas pelo Dr. Fernando Schlindwein (University of Leicester), seguido pelos doutores John Sims (UFABC) e João Lameu (UFABC). Os mesmos posteriormente participaram da mesa redonda com tema “O papel da ciência no diagnóstico e tratamento da fibrilação atrial”.

Para encerrar nosso evento, o dia 08/12 foi preenchido com palestras de pessoas de diferentes campos de atuação dentro da engenharia biomédica, começando pelo engenheiro Giovanni Weber (Biotronik), formado pela UFABC, com a palestra “Formação e campo de trabalho na área de diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas”. Ele foi seguido pelos doutores Daniel Boari (EBM-UFABC), Patrícia da Ana (PPGEBM-UFABC) e João Sallinet com apresentações a respeito do Papel da UFABC na formação de RH para o mercado de trabalho com ênfase na multidisciplinaridade da EBM e BTC. Jimena Paredes (UFABC) e Camila Restivo (UFABC) juntaram-se aos palestrantes do dia para a mesa redonda com o tema “A importância da formação técnica e social dos profissionais na área de diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas”.

O evento apresentou temáticas muito interessantes abordadas de diferentes pontos de vista, contribuindo direta ou indiretamente para o conhecimento e desenvolvimento acadêmico de todos os participantes.

As palestras ainda encontram-se disponíveis no youtube através dos links:

Dia 1: https://www.youtube.com/watch?v=sUO4uiM1kJo

Dia 2: https://www.youtube.com/watch?v=YpFDlNehPTw

Dia 3: https://www.youtube.com/watch?v=zUCOya9kj2Q

Gostaríamos de agradecer novamente a participação de todos os palestrantes e espectadores, e, por fim, deixar um agradecimento especial ao comitê organizador presidido pelo Prof. Dr. João Sallinet: Camila Restivo, Gabriel Victor Costa, Isabella Rizzi, Jimena Paredes, Maria Eduarda Antunes, Matheus Zamai e Renata Romanelli.

Esperamos todos no próximo evento!